Saiba tudo sobre seguro garantia

Tempo de leitura 19 minutos

Tecnologia e consumidor estão em constante transformação. Para não perder competitividade, as empresas precisam acompanhar o ritmo das mudanças. Por este motivo, trouxemos neste artigo algumas soluções em seguro garantia para você alavancar o seu negócio às tendências do mercado.

Saiba tudo sobre seguro garantia

A seguir, vamos entender melhor as relações entre o seguro garantia e seus contratos e os benefícios que pode trazer para o seu negócio. Siga conosco!

 Neste arquivo, você irá compreender:

  • O que é seguro garantia;
  • Como funciona o seguro garantia;
  • Quais as principais modalidades deste seguro;
  • Como é calculado o seguro garantia;
  • Quais as vantagens;
  • Quem pode contratar o seguro;
  • Quais as documentações necessárias;
  • O que é carta de contra garantia;
  • Qual a diferença entre fiança bancária e o seguro garantia;
  • Como proceder em caso de sinistro;
  • Como simular sua garantia online;
  • E muito mais!

O que é seguro garantia?

É um tipo de seguro que garante que prazos, e valores definidos em contrato ou outras obrigações sejam cumpridos. O seguro garantia pode ajudar tanto pequenas, médias, grandes empresas (privadas e públicas) e pessoas físicas a ganhar ótimos negócios sem comprometer seu capital.

Trazendo diferencial competitivo, ele transforma a seguradora em uma ótima parceira, é ainda um substituto mais barato comparado a todos os demais instrumentos, tais como: carta fiança bancária, caução em imóveis,títulos ou dinheiro. 

Tenha em mente que o objetivo do seguro garantia é de proteger sua empresa de possíveis prejuízos ocasionados por descumprimento de um contrato, ou ainda garantir a segurança em processos judiciais e em casos de participação em licitações.

Como funciona o seguro garantia

Ainda com dúvidas? Ok! Vamos imaginar ????

exemplo de seguro garantia

Quem são as partes envolvidas no seguro garantia?

Lembra da construtora da Maria que falamos ???????? acima? Vou usar ele como exemplo, para ficar simples.

Segurado: Contratante solicitante da obra, fornecimento ou serviço. Neste caso o governo que exige  garantia.

Tomador: Para ilustrar; a construtora da Maria, em outras palavras, a empresa contratada para construir, fornecer ou prestar serviço. Sem duvida, precisa apresentar a apólice de garantia

Seguradora: Quando a seguradora emite a apólice, ela garante o fiel cumprimento das obrigações do tomador em contra partida exige o Contrato de contra garantia. Caso este descumpra as obrigações acordadas com o segurado.

Veja como usar o seguro

Seguro garantia em licitações, tem como finalidade demonstrar a qualificação econômico-financeira da empresa e representa segurança para todos os envolvidos no processo.

Seguro garantia nos contratos, sempre que exigir que a empresa apresente uma garantia para o cumprimento das suas obrigações contratuais.

E nas ações judiciais, é uma das formas para viabilizar que a empresa recorra de decisões judiciais e possui como principal finalidade garantir o pagamento de valores que a empresa necessite realizar no trâmite dos processos.

Agora que você já conhece um pouco do produto, que tal descobrir o custo? 

Veja os principais tipos de Seguro Garantia

Entenda os tipos de seguro garantia existentes no mercado e como eles pode ajudar sua empresa.

  • Seguro garantia do licitante;
  • Seguro garantia do executante fornecedor, construtor e prestador de serviços;
  • Seguro garantia de retenção de pagamentos;
  • Seguro garantia de adiantamento de pagamentos;
  • Seguro garantia de perfeito funcionamento;
  • Seguro garantia imobiliário;
  • Seguro garantia aduaneiro;
  • Seguro garantia judicial;
  • Seguro garantia administrativo de créditos tributários;
  • Seguro garantia para os setores naval, de energia e de petróleo & gás;
  • Seguro garantia ambiental;
  • Completion bond ou garantia de concessão de créditos a empresas.

Este seguro é contratado normalmente por empresas para eventuais depósitos que o tomador precisar fazer, em especial execuções cíveis ou fiscais, medidas cautelares, mandados de segurança e depósitos recursais, entre outros.

Este tipo de seguro garante o pagamento do valor correspondente aos depósitos em juízo que o potencial devedor precisar fazer durante o andamento do processo judicial. Por fim; caso exista amparo legal para sua utilização, a decisão para que essa garantia seja aceita depende da concordância do juiz. 

Garantia do licitante

Garantia do licitante

Este seguro é usado para garantir a entrega de serviços e compras para a administração pública. Só para exemplificar, é através dele que se garante o cumprimento de todas as normas contratuais, através de uma empresa que tenha sido vencedora em uma licitação.

No caso de concorrências públicas, este seguro cobre o risco contra a recusa do vencedor, ou seja; Se o vencedor não assinar o contrato, essa modalidade protege o licitante (segurado) dos custos da anulação da concorrência ou chamada do segundo colocado. O segurado tem garantia de indenização até o valor fixado na apólice de seguro.

Garantia do executante fornecedor, construtor e prestador de serviços.

Garantia do executante fornecedor, construtor e prestador de serviços.

Primeiramente, este é um seguro que pode ser aplicado a qualquer tipo de contrato, uma vez que tem como objetivo proteger contra uma possível inadimplência dos respectivos executantes, além disso, possibilitando que o segurado seja indenizado no valor da apólice, ou então, que o executante seja substituído. E, se a substituição for realizada, o seguro cobre também eventuais diferenças de preço.

Garantia de retenção de pagamentos

Garantia de retenção de pagamentos

Muito utilizado em contratos de construção, onde é comum que o contratante, ao fazer pagamentos, retenha um percentual do valor da parcela, com intuito de garantir o cumprimento do contrato. Para evitar que este valor seja retido e quando o contrato permitir, o contratado pode substituir esta retenção por uma apólice de Seguro Garantia. Neste caso, o valor da parcela é recebido em sua totalidade.

Essa cobertura também é muito utilizada para substituir a retenção sobre cada fatura de pagamento que os contratantes geralmente exigem. Possibilita ampliar a margem de negociação e fazer eventuais correções de valores.

Sem a cobertura do seguro, as retenções sobre as faturas aumentariam o preço da obra.

Garantia de adiantamento de pagamentos

Garantia de adiantamento de pagamentos

Adiantar pagamentos é necessário para determinados contratos, porém, existem riscos.

As empresas precisam garantir que o valor disponibilizado será aplicado integralmente ao contrato. Porém, se os recursos adiantados não tenham sido utilizados corretamente, o contratante precisa ter alguma proteção quanto ao valor antecipado. Com este seguro fica garantido, até o valor fixado na apólice, os adiantamentos de pagamento liberados pelo contratante.

Garantia de perfeito funcionamento

Garantia de perfeito funcionamento

Neste caso, indeniza o segurado caso o produto fornecido pelo contratado não esteja em perfeito funcionamento, apresente falhas ou necessidade de manutenção. O contratante pode informar a seguradora da ocorrência e, se a reclamação for comprovada, o segurado é indenizado  até o valor fixado na apólice, por danos e perdas causados ​​por esses problemas.

garantia imobiliário

Garantia imobiliário 

Garante a indenização, até o valor fixado na apólice, dos prejuízos causados aos compradores de imóveis na planta. Sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, em caso de paralisação das obras, cobre também qualquer prejuízo decorrente de aumento de custo da obra.

garantia aduaneiro

Garantia aduaneiro

Este tipo de seguro tem como objetivo garantir o pagamento de todos os tributos devidos. Criado para facilitar as transações de empresas importadoras com o recolhimento dos tributos exigidos pelas autoridades alfandegárias para liberação rápida de seus bens importados. Sob o Regime Especial Aduaneiro, é facultado às empresas apresentar às autoridades competentes, apólices de Seguro Garantia Aduaneiro nas operações de Admissão Temporária, Trânsito Aduaneiro, Draw-Back, Determinação do Valor Aduaneiro, Operações Acessórias, entre outras, previstas na legislação aduaneira.

Posteriormente a entrega da apólice do seguro garantia aduaneiro ao Fisco, ocorre a liberação das mercadorias importadas, conforme os Regimes Aduaneiros Especiais, sobretudo a garantia aduaneira é contratada principalmente pelo setor de exploração e prospecção de petróleo, que utiliza intensivamente admissões temporárias de navios e equipamentos.

garantia judicial

Garantia judicial

Este seguro é contratado normalmente por empresas para eventuais depósitos que o tomador precisar fazer, em especial execuções cíveis ou fiscais, medidas cautelares, mandados de Este tipo de seguro garante o pagamento do valor correspondente aos depósitos em juízo que o potencial devedor precisar fazer durante o andamento do processo judicial. segurança e depósitos recursais, entre outros.

Porém, apesar de existir amparo legal para sua utilização, a decisão para que essa garantia seja aceita depende, por fim, da concordância do juiz. 

Garantia administrativo de créditos tributários

Garantia administrativo de créditos tributários

Nessa modalidade, o segurado é sempre a Fazenda Pública, e a empresa (tomador), solicita a emissão de apólice de seguro garantia, para atestar a veracidade de créditos tributários.

Garantia para os setores naval, de energia e de petróleo & gás

Garantia para os setores naval, de energia e de petróleo & gás

Este seguro foi desenhado para garantir o cumprimento de obrigações por parte das empresas dos setores naval, de energia e de petróleo.

É comum a utilização para contratos de construção de um navio, a construção/implantação de usinas/linhas de transmissão, e obras referentes à extração de petróleo e de gás natural.

Garantia ambiental

Garantia ambiental

Se você é um empreendedor e executa uma obra que pode impactar o meio ambiente, geralmente firma um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Esse termo estabelece alguns compromissos de recuperação ambiental. 

Os setores que mais utilizam este tipo de seguro são: operações industriais como Petroquímicas, Indústrias de Alimentos, Usinas de Açúcar e Álcool, operações de Aterros Industriais e também para empresas que se dedicam a prestação de serviços em locais de terceiros, inclusive as especializadas na gestão de resíduos industriais, hospitalares ou urbanos.

Caso o cronograma de recuperação seja descumprido, essa apólice é acionada. Desta forma, uma quantia é transferida para as autoridades competentes para a execução das obras de recuperação ambiental.

Completion bond ou  garantia de concessão de créditos a empresas

Completion bond ou garantia de concessão de créditos a empresas

Este seguro é utilizado timidamente no mercado nacional, podemos ver ele como uma ferramenta que pode alavancar os projetos de infraestrutura do país, dando oportunidade a empreendedores de médio porte.

O governo dispõem de linhas de financiamentos subsidiadas que podem ser capitadas pela iniciativa privada e pagos com o próprio fluxo de caixa do empreendimento, essas linhas contam com grande prazo de carência, suficientes para a construção e entrada em operação do projeto, o prazo de pagamento chegam há ultrapassar 10 anos e os juros são muito pequenos.

Para ter acesso a este capital a empresa deve apresentar um projeto de construção de um bem cuja produção interesse ao governo e consequentemente ao país. Para exemplificar projetos de Usinas hidrelétricas, termelétricas, parques eólicos, linhas de transmissão, obras de saneamento, estaleiros e etc.

Esta apólice de seguro, garante ao segurado a implantação do empreendimento, objeto do contrato de financiamento. Caso a empresa não cumpra suas obrigações, a seguradora  poderá optar em concluir a obra ou pagar a indenização das quantias devidas ao financiador.

Guia de custo para seguro garantia

Guia de custo para seguro garantia

Explore aqui:

  • O que determina o custo do seu título de garantia
  • Calculadora de custo seguro garantia 
  • Valor de garantia exigido (contrato)
  • Tabela de custos de seguro garantia

O custo da sua garantia é calculado como uma porcentagem do valor total do contrato/edital. Portanto, é baseado principalmente em dois fatores:

  1. O tipo de garantia que você precisa
  2. Sua saúde financeira

É importante não confundir o valor total do contrato com o valor da garantia solicitada. O valor da garantia é a cobertura de seguro exigido por lei ou regras internas da empresa segurada (quem está contratando você).

Valor da garantia solicitada (contrato)

O valor de garantia solicitada em contrato pode variar substancialmente, dependendo de vários fatores, como:

  • Tamanho do contrato
  • Tipo de serviço/bens que está sendo negociado
  • Local onde o trabalho está sendo realizado
  • Crédito pessoal do proprietário da empresa
  • Solidez financeira do negócio 

Concluindo, para a maioria das negociações, é provável que o valor exigido para a garantia varie entre 1 a 10% do valor total do contrato.

Por exemplo, se você precisar de uma garantia de R$ 50.000 e, com base em suas finanças, for aprovado com uma taxa de 0,80%, seu custo será de apenas R$ 400 para um ano de contrato.

O que determina o custo do seu seguro garantia?

A maioria dos tipos de garantias são subscritos com base apenas na análise de crédito do proprietário, especialmente quando o valor exigido é inferior a R$ 50.000, no entanto, o crédito nem sempre reflete o cenário completo. O diagrama a seguir mostra como os prêmios são calculados (nota: porcentagens – apenas estimativas): 

As seguradoras estabelecem diretrizes específicas de subscrição para os diferentes tipos de garantia. Essas diretrizes demonstram sua tolerância ao risco com base em dados históricos coletados sobre as perdas passadas e a atividade das empresas contratantes. 

Aqui estão alguns dos principais fatores considerados e por que eles são importantes.

Crédito pessoal (análise de crédito)

Os relatórios de crédito podem fornecer informações sobre a capacidade de pagamento e o apetite de cumprir suas obrigações financeiras. Em suma, é por isso, que o crédito é um fator chave considerado ao se solicitar o seguro garantia.

Os seguradores e outros especialistas do setor identificaram uma correlação direta entre o crédito pessoal de um empresário e a probabilidade de um seguro ser acionado. Porém, como qualquer empresa com fins lucrativos, as seguradoras tentarão reduzir seu risco de possíveis perdas financeiras. Isso não significa que alguém com crédito ruim não tenha seu limite aprovado. Entretanto, o preço pago pode ser maior do que para alguém com crédito bom.

Demonstrações financeiras da empresa

As demonstrações financeiras podem compartilhar informações vitais sobre uma empresa. Essas declarações podem demonstrar força financeira passada e presente e também podem fornecer informações sobre a direção da empresa. Normalmente consistem em um Balanço, Demonstração de Resultados e Demonstração do Fluxo de Caixa.

A maioria das solicitações de garantia menores (R$ 50.000) é subscrita com base apenas em crédito pessoal. Mas, se você precisar de uma linha de crédito maior, disponibilize  prontamente as demonstrações financeiras da empresa, o tempo pode ser seu diferencial.

Patrimônio 

Ter um patrimônio líquido forte, juntamente com ativos líquidos, pode ajudar o proprietário da empresa a obter o preço mais baixo possível para suas garantias.

Verificação de caixa

A verificação financeira pode parecer invasiva. Apesar de às vezes ser necessária para verificar os ativos refletidos em uma demonstração financeira pessoal. Isso geralmente ocorre na forma de extratos bancários. Fornecer essa verificação pode, em última instância, fortalecer a posição do candidato e provavelmente levará a melhores taxas. Normalmente, são necessários apenas para valores maiores de garantia ou linhas de crédito complementares.

Experiência no setor

Enquanto as empresas que estão no mercado há muitos anos podem se apoiar nas demonstrações financeiras de negócios para comprovar o sucesso passado e presente, os novos negócios podem não ter esse privilégio. Assim sendo, este é um ponto de análise importante, mas não desqualifica a empresa.

O preço pago pelo seguro garantia normalmente é apenas uma pequena porcentagem do valor total do contrato. Esse pagamento é chamado de prêmio.

As taxas para contratos maiores (R$ 500.000 ou mais) podem variar de 1% a 1,5%, ou até mais baixas, dependendo do tamanho e da modalidade. 

Para valores menores de garantia, o crédito pode ser o fator de maior peso ao determinar se um tomador será aprovado e a que taxa. E, na maioria das vezes o preço é cerca de 3% do valor do contrato. Por exemplo, se você for aprovado a uma taxa de 3% para uma garantia de R$ 100.000, pagará R$ 3.000 por esse seguro.

Tabela de custos de seguro garantia

Abaixo está uma tabela que mostra o prêmio anual a taxas que variam de 1 a 10% do valor da garantia, dependendo da análise de crédito do tomador. Observe que esta tabela não leva em consideração os prazos estendidos, as datas de vencimento exigidas ou quaisquer impostos exigidos, etc. No entanto, use as figuras abaixo apenas como referência. Como já observado, os preços do seguro garantia podem estar sujeitos a outros fatores além da sua análise de crédito.

tabela de custos seguro garantia

Quem pode utilizar este tipo de seguro? É um seguro para minha empresa?

Eventualmente exigidos por uma ampla gama de negócios, a fim de compensar riscos em diferentes aspectos de sua operação. Os seguros são ferramentas de gerenciamento de riscos,  usados ​​para diferentes propósitos.

As empresas que precisam do seguro com maior frequência são; as construtoras, empresas de prestação de bens ou serviços entre outros. Normalmente, é exigido como um elemento essencial para participar do processo de licitação.

Por consequência, o seguro garantia licitante, garantia prestação de serviços e judicial são os tipos de garantia mais populares, necessários para garantir a conclusão e a qualidade dos projetos de construção, por exemplo. 

Quais as vantagens do seguro garantia

Quais as vantagens do seguro garantia

Para os empreendedores, iniciar um negócio pode ser uma experiência muito emocionante e gratificante. Oferecer um produto ou serviço que atraia clientes e gere lucro é apenas parte da equação.

Sobre o seguro; você precisará de um quando seu cliente exigir. Contudo ao ser contratado pelo governo ou mesmo uma empresa do setor privado, essa entidade exigirá que os contratados estejam segurados antes que o trabalho possa começar.

Isso ocorre porque o seguro garante a eles que você honrará seu contrato e, se não o fizer, ele está seguro, ou seja, os títulos de garantia protegem os seus clientes

Os seguros garantia têm muitos recursos atraentes. Você não precisa bloquear seu dinheiro, deixando o capital disponível para investimento. Em outras palavras, sem dúvida os juros praticados no mercado bancário geralmente superam o valor pago pelos prêmios de seguro, ou seja, ele é mais barato

Dicas para economia de custos e documentos necessários

Em primeiro lugar a maioria das pessoas tenham uma compreensão básica do seguro e como ele funciona, o processo de compra pode parecer um território estrangeiro, nesse sentido, estamos aqui para te ajudar. ????

Como toda empresa com fins lucrativos as seguradoras não desejam clientes que tragam prejuízos levianos. É por isso que o histórico de crédito pessoal tem tanto peso no cálculo da taxa. Se você tem um histórico de atraso em pagamentos ou tem ônus fiscais,etc… existem algumas ações a serem tomadas para encontrar a melhor taxa possível.

pirâmide economica garantia

Experimente nosso simulador de garantia

Basta digitar, valor da garantia e data de início e fim do contrato e você receberá uma estimativa instantânea do custo!

Limpe seu crédito pessoal

Existem inúmeras organizações de reparação de crédito em todo o país, especializadas em ajudá-lo a limpar seu perfil de crédito. Se você tem um histórico de itens inadimplentes em seus relatórios de crédito, pode ser algo que vale a pena trabalhar com uma empresa de reparo de crédito.

Demonstre sua experiência e mostre sua força financeira

Após de mostrar sua experiência no setor, você pode fortalecer ainda mais sua solicitação, desta vez, demonstrando um forte patrimônio líquido. Você deseja demonstrar ao segurador que possui capital para operar com êxito seus negócios nos bons e nos maus momentos. A seguir, itens a serem enviados durante o processo de inscrição:

  1. Investimentos
  2. Bens pessoais
  3. Finanças Pessoais
  4. Demonstrações Financeiras de Negócios: 
  5. Cópia do Estatuto ou Contrato Social, acompanhado das respectivas alterações;
  6. Cópia dos Balanços Patrimoniais dos últimos 3 exercícios.
O que é um contrato de contragarantia

O que é um contrato de contragarantia

Ao obter um seguro garantia, a maioria das empresas exigirá que você assine um contrato de indenização, mais conhecido como contrato de contragarantia. Entretanto,existem casos que não será necessário, como para os que não exigem verificação de crédito. Como regra geral, se você está comprando um seguro de risco  mais alto vai assinar este documento.

Quando você adquire o seguro garantia, constitui um contrato entre três partes. O principal é você ou sua empresa, a parte que exige que você apresente a garantia e  a seguradora. Mas, após assinar este contrato, a garantia concede apoio financeiro em seu nome, para que você possa atender aos requisitos que seu cliente exige.

Por que o CCG é necessário?

Por que o CCG é necessário? 

Ainda que o seguro delineie suas responsabilidades para com seu cliente, ele não indica claramente o seu relacionamento com a seguradora. Mas, com o CCG, a seguradora obtém proteção legal caso precise pagar uma reivindicação. Este documento adicional confirma que você é o único responsável por reembolsar os custos totais devido ao não cumprimento da sua obrigação.

Primeiramente, com o CCG, a seguradora obtém proteção legal caso precise pagar uma reivindicação. Este documento adicional confirma que você é o único responsável por reembolsar os custos totais devido ao não cumprimento da sua obrigação.

Este contrato contém direitos legais executórios, é uma maneira de conceder segurança extra as seguradoras de que não sofrerão perdas ao fornecer-lhe uma garantia. Em vez de confiar nas leis gerais, o CCG fornece ferramentas acionáveis, para garantir sua responsabilidade financeira.

Quem precisa assinar o contrato de contragarantia?

Sobretudo, várias pessoas precisarão assinar o contrato o além dos principais solicitantes do seguro, consequentemente, isso inclui todos os sócios, bem como o cônjuge do principal acionista.

Os proprietários precisam assinar o CCG como indivíduos e em nome de sua empresa. O raciocínio é que, caso a empresa não possua fundos suficientes para cobrir os custos com sinistros, as finanças pessoais podem ser usadas para esse fim.

Quanto aos cônjuges, é uma prática comum, eles também precisam assinar o contrato para maior segurança. Por quê? No caso de uma reivindicação comprovada, um proprietário pode querer transferir seu dinheiro para o cônjuge, para evitar pagar suas obrigações em relação à garantia.

Qual a diferença entre fiança bancária e o seguro garantia

Qual a diferença entre fiança bancária e o seguro garantia

A Fiança Bancária e o Seguro Garantia são dois instrumentos muito usados como garantias em contratos em diversos setores, a fim de torná los mais seguros para se fazer negócios. 

A  principal diferença entre a Fiança Bancária e o Seguro Garantia:

No caso de fiança bancária, o banco é seu fiador e emite uma carta fiança para você. Se comprovada a inadimplência do contratado, sua única possibilidade é receber a indenização monetária do banco, arcando com o ônus da contratação de novo prestador de serviços, que dará continuidade ao contrato. 

Na hipótese de seguro garantia, a seguradora poderá responder integralmente por essa gestão, até o valor da garantia prevista na apólice. Cabe apontar que, normalmente, a Fiança Bancária é mais onerosa do que o Seguro Garantia e compromete o limite de crédito da empresa junto aos Bancos.

Considere os pontos abaixo com atenção antes de tomar uma decisão:

Fiança bancária x    Seguro Garantia

Taxa de juros pouco atrativasTaxas 3 a 5 vezes menor que as bancárias
Uso do limite de créditoNão bloqueia o limite de crédito, emitido por seguradora e não banco
15 dias para ser aprovadaAprovado em minutos, para casos maiores até 24h
Padrão engessado de contratação, após emitir não pode alterarApólices customizadas e com possibilidade de alterações
Vigência de 1 ano, sem prorrogaçõesVigência ajustável

Eventualmente eles são exigidos de você ou de sua empresa para garantir sua honestidade, desempenho ou o cumprimento de certas regras, leis ou regulamentos. Os seguros de garantia protegem as partes que podem ser afetadas por seus negócios, como clientes, subcontratados ou órgãos públicos.

O que é sinistro de garantia

O que é sinistro de garantia

Muitas empresas compram seguros sem entender os termos exatos do contrato. Na pior das hipóteses, isso pode resultar em sinistro. Para esclarecer; é importante entender como funcionam os seguros de garantia e quais são os sinistros mais comuns.

Afinal, o que é um sinistro de seguro garantia?

É uma ação legal que o seu cliente pode tomar contra você, se violar a lei ou as condições do contrato. Se a reclamação for legítima e for bem sucedida, o segurado poderá receber uma indenização até o limite estipulado na apólice.

Como evitar sinistros

Em particular, as empresas devem sempre se esforçar para aderir às melhores práticas de seu setor e ser honestas e justas com seus clientes. Manter-se atualizado com as regulamentações do setor e acompanhar as mudanças introduzidas pela legislação também são muito importantes.

Para evitar sinistros no seguro garantia de obras, os contratados devem ser exigentes e rigorosos no que diz respeito às condições do contrato. Prestar atenção a todos os detalhes relativos à qualidade, prazos e resultados esperados e esclarecer tudo com o proprietário do projeto antes da assinatura do contrato, pode ajudar a evitar discordâncias mais tarde.

Planejamento

Também devem planejar seus projetos com cuidado e evitar trabalhar rápido demais. A comunicação regular com o proprietário do projeto – para se atualizar e verificar as possíveis dificuldades, é outra maneira de neutralizar uma situação que pode potencialmente levar a uma reclamação. Portanto, medidas podem ser tomadas desde o início.

Eventualmente apesar dos seus melhores esforços, você ainda pode ter uma reclamação registrada contra sua garantia, pois nem tudo está sob seu controle.

No caso de uma reclamação, a coisa mais importante a lembrar é que o segurador é seu parceiro, e você pode confiar neles para ajudá-lo a resolver as coisas. Comunique-se de forma clara e aberta e deixe-os ajudá-lo.

A segunda coisa mais importante a lembrar é que você deve sempre manter cuidadosamente todas as informações, documentação e correspondência relacionadas à reivindicação. Essas informações podem ajudar seu segurador a resolver a situação. Também pode ser útil se o caso terminar em tribunal e você precisar defender sua posição.